quarta-feira, 30 de junho de 2010

Como Passar, Dicas: Organizando o Tempo

Já passou pela experiência de estudar por horas e horas e parecia que, embora no começo estivesse entendendo o que estava ali, depois de um tempo tinha que ficar relendo o mesmo parágrafo por 3, 4 ou mais vezes até entender? Ou então se forçou tanto a estudar que depois não conseguia fazer mais nada de tão cansado mentalmente?

Não faz muito tempo que estava ouvindo um expert em treinar atletas falando sobre um dos maiores jogadores de tênis da época, 3º lugar no ranking mundial, que não conseguia de jeito nenhum alcançar o 2º lugar, muito menos o primeiro. Viram e reviram os jogos dele e dos dois à frente dele várias e várias vezes e, a princípio, tinham a mesma capacidade técnica e física. Até que acharam uma diferença.

A primeira diferença que descobriram era que, no final do jogo, os dois primeiros estavam mais dispostos, com um pouquinho a mais de energia que o terceiro, e por isso fechavam o jogo a favor deles. Quando se vê isso a resposta óbvia seria mais treino físico, correto? Errado. Eles continuaram a estudar os vídeos, já que os treinos tinham duração e intensidade similares.

Perceberam então uma outra diferença: toda vez que havia alguns segundos de descanso o 3º lugar mantinha-se ‘pronto’ para qualquer coisa, enquanto os outros dois relaxavam completamente, inclusive trocando a raquete de mão para descansar a mão de jogo. Esses curtos momentos de descanso, ao longo da partida, faziam uma diferença no final, a diferença entre o melhor e os outros.

E por que estou colocando isso pra você? Por que fiz uma relação com os estudos. Pensando nesses momentos de descanso me veio à cabeça que, na faculdade, escola ou cursinhos, a estrutura de 1 hora é 50 minutos de aula e 10 de intervalo. No Japão os trabalhadores geralmente têm uma parada de 5 min. entre o começo da jornada e a refeição, e outra entre a refeição e a hora de ir embora. Coincidência?

Pesquisando um pouco mais a fundo descobri que o corpo (e mente) humano tem vários ciclos. Dormir e estar acordado, se alimentar, períodos do dia em que nos sentimos melhor, as mulheres têm o ciclo menstrual, também em estações diferentes naturalmente nos comportamos diferentemente, entre muitos outros. Mas não é só isso, os horários de aula também são baseados em pesquisa científica sobre a nossa capacidade intelectual.

Quem estuda Administração voltada a pessoas deve estar familiarizado com a pesquisa de Hawthorne e o aumento de produtividade constatado. Então essa é a minha dica: experimente honrar o ciclo natural do seu cérebro de prestar atenção e se recuperar. Comece com a tradicional hora-aula, a cada 60 minutos 50 de foco sem interrupções e 10 de descanso, que pode ser tirar uma soneca, ou fazer um lanche, ou alguns exercícios, conversar com alguém, etc. Evite continuar forçando seus olhos ou continuar na mesma posição.

Depois de algumas semanas observando os resultados, se notar que seu ciclo pessoal é um pouco diferente ou que sua capacidade aumentou, experimente com pequenas mudanças. Mas ainda assim sempre mantenha pelo menos 1 intervalo a cada 2 horas, para manter sua capacidade no ápice.

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