terça-feira, 29 de junho de 2010

Como Passar, Dicas: Melhorando a Capacidade do Cérebro e mais.

Sempre parece que quem se dedica aos estudos para passar em concurso sofre com um desses 3 pilares da nossa vida. Ou não temos tempo, ou não nos sentimos bem como poderíamos estar ou acabamos por nos isolar para concentrar a atenção no concurso.

O que muita gente não sabe é que existem 3 outros pilares essenciais, e que se relacionam com praticamente tudo o que fazemos, seja um bom trabalho, se relacionar bem com os outros ou estudar. Na verdade são três formas de energia que se relacionam com a sua mente, com as suas emoções e com o seu corpo, e saber como melhorar em qualquer um deles pode melhorar seu desempenho em todas as áreas da vida.

Você já pode ter notado isso antes, de vez em quando estamos tão cansados que só conseguimos deitar e dormir, outras vezes queremos algo mas simplesmente não fazemos ou então fazemos de forma desordenada que não trazem, nem de perto, os resultados que gostaríamos de ter. Estava faltando uma dessas energias. São elas: energia física, força de vontade e intenção. E por intenção quero dizer a atividade consciente, dirigida intencionalmente.

Depois de muitos estudos e experimentos descobri que, na média, o ponto em que temos maior força de vontade é logo depois de acordarmos. Não tivemos que lidar com problemas, pessoas ou situações difíceis, estamos descansados e ‘prontos’. Essa, então, é a melhor hora para se pra começar algo importante e/ou difícil. E nada melhor do que começar exatamente aumentando a capacidade nessas 3 áreas.

Quando fui fazer um concurso que exigia teste de capacidade física logo imaginei que os estudos ficariam prejudicados. Tinha que treinar e separei um tempo pra isso todos os dias, na maior parte de manhã mas muitas vezes também à noite. Pra minha grande surpresa minha compreensão aumentou em muito. Só tempos depois é que me dei conta do porquê. Estava oxigenando melhor o sangue (e assim melhorando o funcionamento do cérebro), estimulando a produção de endorfinas (hormônios que nos fazem sentir bem), e melhorando meu sistema imunológico. Tudo ao mesmo tempo. Não é à toa que alguns experts afirmam que, se tivessem que escolher uma única coisa para equilíbrio emocional a longo prazo, essa coisa é aumentar o batimento cardíaco.

Não estou falando de ficar com a língua arrastando no chão, mas sim aumentar a freqüência cardíaca. Acredito que das 5 zonas de treino as melhores são as duas primeiras (1- saúde do coração, 2- queima de gordura). Confira >>neste site<< como fazer os cálculos e quais são as zonas de treino. Se você está totalmente sedentário, experimente começar o dia com uma longa caminhada, pelo menos 30 minutos, por duas semanas, e depois aumentando a intensidade ou indo pra academia.

E, falando em exercícios, não posso deixar de mencionar que se hidratar bem é essencial. Principalmente pela manhã, pois acabamos de passar por várias horas sem beber nada. Outra coisa é, depois de se exercitar, ter uma boa alimentação.

O corpo precisa dos nutrientes para se recuperar e construir um corpo melhor. Prefira consumir os alimentos mais próximos do seu estado natural e ficar longe dos processados já que assim cada grama de comida tem uma maior variedade de vitaminas e sais minerais, além de uma maior quantidade. Frutas são excelentes, nozes, leite e saladas também.

Vou frisar isso: procure fazer dos exercícios a primeira coisa do dia. Temos maior força de vontade, trazemos todos os benefícios do exercício para o dia inteiro e, com isso, temos mais disposição e facilidade em lidar com o dia-a-dia.

Tenha um ótimo dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário