sexta-feira, 25 de junho de 2010

Como Passar, Dicas: Entendimento e Notas de Rodapé


Obs.: Se você ainda não leu, leia o primeiro artigo desta série aqui.

    Entendimento

Você pode notar que coloquei que “como regra geral se marcar mais da metade então o que não devia ser marcado foi.” Sem dúvida é uma boa regra geral, que deve ser adaptada a cada caso. Apostilas de cursinhos e livros de resumo normalmente são mais densos e podemos eliminar poucas coisas. Já materiais que exploram a fundo um tema podemos eliminar muito mais.
Veja como exemplo 2 livros sobre o mesmo tema: um é um resumo de 120 páginas, outro é praticamente uma bíblia do assunto com quase 1000 páginas. No primeiro marquei entre 50% e 70% do conteúdo, enquanto no segundo de 20% a 30%. O que acontece é que em um caso o equivalente a 70 páginas são necessárias para que se domine aquele assunto, as 50 restantes não apresentam impacto algum, assim como no outro o equivalente a cerca de 250 páginas trazem tudo o que eu preciso saber naquele momento. Os ganhos são óbvios.
Você pode estar se perguntando como é possível cortar 50 páginas de um resumo de 120. A resposta é simples, muito do abordado é tão básico que se infere (se subentende) do resto, ou então não conseguiria esquecer nem que tentasse. No outro caso é diferente. Geralmente livros de 1000 páginas contêm tantos detalhes que a maioria não é necessária. São materiais que apresentam diversos posicionamentos – digamos 3, o pró, o contra e o conciliador – e você precisa saber apenas o mais aceito (que será cobrado na prova), sem contar que exploram cada um sob diversos ângulos e só o que mais favorece a compreensão deve ser marcado. Com isso se reduz em muito o que realmente deve ser estudado.

    Notas de Rodapé

Muitas pessoas ignoram as notas de rodapé. Fui uma delas por muitos e muitos anos até que perdi questões exatamente por isso. Nem todos os materiais incluem essas notas mas se têm, elas podem ser um salva-vidas.
De fato, mesmo agora que tenho o costume de lê-las, na maior parte não adicionam nada. Tenha em mente qual é o seu objetivo: se é passar em um concurso, então as importantes são apenas aquelas que contribuem pra isso. Pra não perder muito tempo, prestar ‘atenção’ apenas na 1ª fase de leitura, o reconhecimento.
Coloquei atenção entre ‘’ justamente por que no reconhecimento não nos preocupamos muito com nada, isso é tarefa pra 3ª fase e não aqui. Então lemos as notas como todo o resto do texto, mas com uma diferença: já na primeira fase marcamos, de forma simples e diferentemente das outras marcações, quais notas leremos na 2ª fase, que é a de entendimento e marcação propriamente dita.
Não subestime a importância delas. Muitas vezes substituí inteiramente a página acima pelo parágrafo da nota por que me ajudava mais a entender o conteúdo. São casos raros mas que facilitam a nossa vida.

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