sexta-feira, 2 de julho de 2010

Como Passar em Concurso: Técnicas para a Memória

Muitas vezes podemos compreender um assunto, entender como se faz algo. Infelizmente também há casos em que temos que decorar algo. São números fixos, datas, e até parágrafos inteiros de instruções que precisam estar na ponta da língua palavra por palavra. Este último caso é raro, na maior parte das vezes acabamos por substituir o entendimento por decoreba, mas existe.

Em Direito, por exemplo, os números das leis e artigos algumas vezes são necessários na prova, outras vezes uma relação de ‘exemplos’ ou ‘casos em que algo se aplica’ (incisos) precisam ser decorados.

Depois de experimentar desde a simples repetição até jogos para a memória, passando por transcrição e gravando e ouvindo os textos, cheguei à conclusão que a repetição é o melhor uso do tempo, mas também encontrei jeitos de aperfeiçoar isso. Partindo do princípio que se quero ficar bom em alguma coisa devo praticar, me dei conta que ao ler várias vezes a mesma coisa eu estava treinando leitura.

Sim, decoramos com isso. Mas me perguntei por que não estava treinando lembrar!? Então parti para testar isso: cada vez que lia um trecho que precisava ser decorado eu parava por alguns segundos e, com os olhos fechados, lembrava o quanto pudesse do que acabara de ler. Não estava preocupado em saber tudo instantaneamente, mas iria testar isso por 5 a 10 minutos por dia, ao final dos estudos normais quando já sabia onde estavam os trechos que precisava.

Qual foi a minha surpresa quando, na hora da prova, a maioria daqueles trechos em que fiz isso eu podia me lembrar tão claramente que era como se estivesse com o livro na minha frente! Sabia inclusive a página e a posição em que estava!

E falando disso me recordo das palestras da semana do calouro na minha 2ª faculdade. Um dos palestrantes começou dizendo que iria ensinar um método de Harvard para passar nas provas. Claro que ele teve a nossa atenção imediatamente.

O que esse palestrante ensinou consistia basicamente em fazer anotações durante os estudos em uma folha separada. Apenas os tópicos principais e algumas idéias sobre o assunto, pouca coisa. E antes de dormir rever as anotações e se lembrar o quanto puder sobre o assunto. Isto precisa ser a última coisa antes de pegar no sono. Avisou também que era algo pra se fazer todos os dias, e não apenas na véspera da prova.

Ficam então essas duas técnicas para fortalecer a memória. Bons estudos e boa sorte no concurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário